Mitos e Verdades

Plano de Marketing: 4 Passos Para Montar o Seu

Que clientes você quer atingir? Por quê? Como se posicionar diante da concorrência? … O plano de marketing sintetiza este passo, dando uma visão detalhada de cada etapa do negócio. 

A prática de marketing evoluiu muito nos últimos anos, especialmente na era da web, das mídias sociais e dos dispositivos móveis, à medida que o consumidor é constantemente solicitado e as mensagens publicitárias abundam, perdendo eficiência no processo.

Hoje, não nos comunicamos como antes – ou melhor, devemos dizer, não devemos nos comunicar como na época da mensagem unidirecional das marcas aos clientes.

 

A comunicação não é apenas bidirecional entre marcas e consumidores, mas acima de tudo multi-direcional, enquanto nos comunicamos uns com os outros através das redes sociais e fóruns.

Dito isto, mesmo que novas tecnologias sejam convidadas para o mix de marketing e o dia a dia dos consumidores, alguns princípios permanecem quando chega a hora de projetar um plano de marketing para uma marca.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é um plano de marketing e como coloca-lo em rigor.

O que é um plano de marketing?

Para desenvolver o seu negócio com sucesso, deve ser seguido uma abordagem de marketing estruturada e metódica, desde a análise do que é existente e das oportunidades/ameaças futuras até à implementação e acompanhamento das acções operacionais. O plano de marketing inclui todos os elementos analíticos e de decisão para implementar a estratégia escolhida.

Esse plano reduz os riscos de perder um mercado ou geralmente de tomar decisões erradas, privilegiando a análise dos fatos em vez da intuição.

Um documento muito útil, especialmente se este documento for parte integrante de um plano de negócios. Os investidores são sensíveis a abordagens consistentes que comprovem a validade de uma determinada estratégia ou ação.

Qual é a utilidade de um plano de marketing?

Direcionamento, comunicação, argumentação de análise pós-ação… Os objetivos são muitos. O fato é que um plano de marketing é um documento vivo. Como tal, leva sua empresa a evoluir ao longo do seu ciclo de vida: desde a sua concepção no lançamento das primeiras análises até à verificação final. Então, como elaborar um plano de marketing? Veja um passo a passo!

Passo 1 – Síntese da estratégia da empresa

Aqui estamos resumindo as principais informações sobre a empresa. A síntese inclui os elementos fundamentais que justificam as escolhas feitas:

As escolhas de marketing devem ser feitas de forma consistente com as escolhas da empresa, seus negócios e missões. 

Um plano de marketing deve atender aos objetivos de negócios, não aos caprichos de um gerente ou aos puros ideais criativos de uma agência.

Sua empresa pode ter um ou mais dos seguintes objetivos para o próximo ano:

  • Aumento do volume de negócios e vendas;
  • Aumento da notoriedade da marca ou de um determinado serviço;
  • Redução dos custos de operação, contratação ou outros;
  • Fidelizar segmentos de clientes;
  • Aumentar a receita por tipo de clientela;
  • Aumentar o rendimento para um tipo de produto;
  • Melhorar a percepção de certos segmentos de mercado em relação ao seu produto ou marca;

Obviamente, não usaremos a mesma abordagem, nem os mesmos orçamentos, de acordo com esses objetivos. As táticas de comunicação devem, portanto, resultar de estratégias para atingir esses objetivos.

Etapa 2 – Análise de marketing

Esta parte apresenta a síntese das análises realizadas nos mercados da empresa e do seu ambiente competitivo. 

Por outro lado, em alguns casos, especialmente quando a estratégia de marketing se funde com a estratégia empresarial, o plano incorpora elementos de estudo do ambiente global da empresa.

Etapa 3 – Definição de objetivos e estratégia

Este passo liga a análise da situação às decisões tomadas para explorar oportunidades e reduzir as ameaças.

Os objetivos escolhidos são explicados e detalhados. Seus obejtivos devem ser simples, mensuráveis, ambiciosos, realistas e temporais.

Em seguida, a segunda parte desta etapa explica como atingir os seus objetivos. Aqui detalharemos a segmentação, ou seja, sua visão de mercado. Portanto, aqui explicaremos quais são os segmentos-alvo a que queremos abordar.

Finalmente, revelaremos o posicionamento que a empresa terá em relação a todas as análises prévias.

Etapa 4 – Construção do plano de ação de marketing

Aqui você deve apresentar as escolhas para atingir os seus objetivos no âmbito da estratégia.

Esta parte operacional é frequentemente estruturada sob a forma de 4 P:

  • Produto: as ações realizadas na oferta: estruturação da oferta, novidades, serviços adicionais…
  • Preço: a política tarifária. Por exemplo, oferecer tarifas preferenciais para certos mercados-alvo.
  • Promoção: definição dos vetores de comunicação escolhidos e dos meios de promoção para atingir o seu alvo e transmitir a sua mensagem.
  • Portal: as redes de distribuição operadas.

Por fim, nos casos mais complexos, cada parte pode ser acompanhada por um plano particular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *