6 Erros de Marketing Digital Para Evitar nos Negócios
Para que a sua estratégia de negócios seja eficaz, alguns erros de marketing digital devem ser evitados. Ao escolher o melhor modelo de negócio, você pode estabelecer sua presença na internet de forma eficiente, além de reduzir custos e superar as tensões e complexidades do desenvolvimento na web.
No entanto, para ter um negócio online de sucesso, é preciso muita pesquisa e análise para garantir que você tenha um modelo de negócio eficaz. Uma coisa que você precisa ter em conta: os erros de marketing digital que ocorrem com frequência. Se não conseguir eliminar estes erros de marketing, o seu negócio não será tão próspero como deseja.

Erros de marketing digital a serem considerados
Embora uma empresa online possa ter muitas vantagens, ela também tem a sua parte de desvantagens. Hoje em dia, muitos empresários tendem a cometer erros de marketing digital. Isto leva a vendas irregulares nas suas lojas online.
1. Ignorar a concorrência
Um dos maiores erros de marketing digital é não fazer uma análise competitiva. Você deve estar ciente de várias informações sobre seus concorrentes:
- O tipo de produtos que eles vendem;
- Seus planos de marketing;
- Os preços que eles vendem;
- A forma como eles evoluíram suas tendências de marketing;
Se você ignorar a concorrência em seu setor, não será capaz de seguir os padrões do mercado. Para entrar num nicho de mercado, é necessário realizar uma extensa pesquisa para poder estabelecer uma estratégia eficaz.
2. Escolher um modelo de site errado é um dos erros de marketing digital
A incapacidade de escolher o modelo de site perfeito para o seu negócio online é um dos erros mais comuns de marketing digital. Se o seu modelo de site for atraente, seus visitantes estarão inclinados a navegar na sua loja online depois de encontrar o seu site.
Além disso, você também deve garantir que o modelo do seu site seja adequado para telefones celulares. Como a maioria dos utilizadores da Internet tende a usar smartphones, não se pode ignorar este público.
Portanto, se você quiser começar do zero, o modelo de site limpo do WordPress será o mais adequado para você. Este modelo oferece um design de estilo de grade eficaz, que pode ser razoável para exibir seus itens mais recentes.
3. Fazer o download de fotos borradas
A qualidade das imagens do seu website desempenha um papel crucial na sua estratégia de marketing digital. Ter fotos desfocadas ou com um fundo inapropriado é um dos maiores erros de marketing digital que você pode cometer.
Os seus compradores acabarão por mudar de ideias e tentarão comprar o mesmo produto a um dos seus concorrentes. Depois de fazer o upload de fotos de alta qualidade, você pode criar descrições de produtos impactantes e definir preços de acordo.
No entanto, as suas vendas não dispararão se as fotos dos produtos não forem suficientemente boas. Quando se trata de vendas online, as fotos de produtos são fundamentais para inspirar os clientes a comprar.
Como não podem tocar ou provar o produto, confiam nas imagens para tomar uma decisão. Hoje em dia, não é assim tão difícil obter imagens de maior qualidade. Tudo o que precisa é de um smartphone razoável. No entanto, certifique-se de que as suas fotografias são claras e brilhantes.
4. Descrições de produtos medíocres são erros de marketing digital
Como mencionamos acima, as descrições dos produtos são elementos importantes da sua estratégia de marketing digital. Ao escrever uma descrição do produto, ela deve ter os seguintes aspectos:
- Características do produto;
- Como o produto pode resolver um problema?
- Variedades do produto;
- Se o produto é antigo ou novo;
Sem conhecer estes aspectos do produto, os clientes serão incapazes de decidir se devem ou não comprar o produto.
5. Não levar em conta o atendimento ao cliente
Hoje em dia, não considerar o serviço ao cliente é um dos erros de marketing digital a evitar. O feedback dos clientes é um fator para melhorar seu negócio online. Se não considerar a opinião deles, é provável que o seu negócio desande. Por outro lado, alguns empresários tendem a considerar apenas comentários positivos, recusando críticas que fazem parte da curva de aprendizado de qualquer empresa.
Quando se trata de clientes, a equação é bastante simples. Se fizer os seus clientes felizes, os clientes farão-no feliz.
6. Não ter um site responsivo
Portanto, se não for otimizado para telemóveis, notará que as fotografias dos produtos se sobrepõem ou que o seu texto está rabiscado. Se os seus visitantes virem qualquer um destes problemas, não gostarão de voltar à sua plataforma. Então, ao decidir criar uma estratégia de marketing digital para sua loja online, certifique-se de manter a capacidade de resposta em mente e criar sites de «design responsivo».
Como você deve saber, a maioria dos usuários visualiza sites ou lojas online em seus telefones celulares. Se não cuidar deles, poderá cometer um dos erros de marketing digital. Por fim, os dias em que o seu site foi adaptado apenas para usuários de desktops acabaram. Hoje em dia, as suas plataformas online precisam de ser reactivas e móveis.