Mitos e Verdades

4 Mitos Sobre Um Blog Que Você Precisa Saber Hoje

O blog é uma das estratégias de marketing mais eficazes para alcançar a visibilidade e exposição da sua marca. Aqueles que entram nesta área podem enfrentar certos «mitos», já que há tantos especialistas e gurus que afirmam saber tudo o que há para saber e até mais.

Portanto, neste artigo vamos levantar o véu sobre algumas das verdades mais comuns sobre blogs. Você pode então reconhecer por si só o que é realmente eficaz para os blogs e o que não é.

Mito 1: Você Precisa Ser Experiente Para Ter um Blog

Muitas pessoas não blogam porque pensam que para ser um bom blogueiro é preciso ser um grande escritor. Isso não é absolutamente verdade! Na verdade, muitos blogueiros são especialistas em sua área, mas não sabem escrever muito bem. Por sua vez, escritores muito bons não conseguem produzir conteúdo web para reter os leitores.

Para os blogs, o mais importante é ser interessante e despertar o interesse dos leitores, não ser um bom escritor. Portanto, não deixe que o medo de não saber escrever o impeça de criar o seu próprio blog!

Acima de tudo, esteja ciente de que os melhores blogueiros não são necessariamente os melhores escritores, mas são os melhores para se comunicar.

Mito 2: Você Precisa Ser um Especialista Para Blogar

Outro mito comum sobre blogs é que você precisa ser um especialista em um tópico para poder criar um blog temático. É verdade que alguns dos melhores blogueiros são especialistas na sua área, mas muitos outros não são. E enquanto você puder fornecer informações valiosas e interessantes aos seus leitores, eles não se importarão se você é um especialista ou não.

O blogging é dar às pessoas informações relevantes que elas podem usar, então não deixe que o medo de ser um amador o impeça de começar a blogar. Pode sempre aprender ao longo do caminho e tornar-se um especialista ao longo do tempo.

Mito 3: Achar que Tráfego Gera Mais Dinheiro

Um dos principais objetivos dos blogs é gerar dinheiro e gerar receitas adicionais. Mas o que você precisa saber é que mesmo que você tivesse milhares de visitantes, esse tráfego por si só não pode fazer você ter uma receita a menos que você o use para impulsionar outros métodos de monetização.

Na verdade, o tráfego é o primeiro passo para poder monetizar o seu blog. Imagine ter uma loja com produtos excepcionais mas que ninguém conhece, não venderia absolutamente nada. É por isso que o tráfego é muito importante.

Uma vez que esse tráfego seja adquirido por conteúdo confiável capaz de reter seu público, aqui está o que você pode tentar:

  • Anúncios do Google;
  • Afiliação;
  • Venda seu próprio produto;
  • O coaching;

Existem vários modelos que podem fazer você gerar uma renda. E repito, o tráfego é apenas um trampolim para a monetização.

Se as pessoas o consideram um blogueiro credível e autoritário que partilha conteúdos valiosos, é provável que ganhe a confiança deles. Você vai construir um público, assinantes e, o mais importante, leitores fiéis.

Isto pode ser útil se você quiser criar um negócio ou monetizar seu blog no futuro.

Mito 4: Achar Que Seu Blog Não Impacta nos Negócios 

Se você tem um negócio, não deve duvidar do impacto de um blog sólido (se você ainda não tiver um) em seus negócios. Na era digital, a maioria das pessoas está descobrindo um negócio através de conteúdos em vez de anúncios convencionais. 

Os blogs empresariais ajudam a criar informações úteis sobre a sua marca, educar os leitores sobre outros tópicos relevantes e, em última análise, gerar leads para o seu negócio.

De acordo com as estatísticas do Hubspot (o gigante do marketing digital), as empresas que mantêm um blog e publicam conteúdo nele mais de 15 vezes por mês recebem cinco vezes mais tráfego do que as empresas que não o mantêm. Além disso, blogar uma ou duas vezes por mês pode gerar até 70% de leads para empresas B2B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *