Mercado de Afiliados

Marketing de Afiliados: Como Gerar Lucros Com Ele!

O marketing de afiliados é uma técnica de promoção que está ganhando popularidade, principalmente graças à evolução dos padrões de consumo. Seu princípio é simples, pois visa vincular um anunciante – que vende ou oferece um produto ou serviço – e um consumidor por meio de um afiliado.

O afiliado é um intermediário que oferece o produto ou serviço em questão criando conteúdo promocional. É remunerado pelo anunciante de acordo com as ações que o consumidor realizará em contato com esse conteúdo.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma técnica de marketing que envolve três categorias diferentes de atores: o anunciante, que é o vendedor do produto ou serviço, o consumidor e o afiliado, que atua como intermediários. 

Nesse contexto, o anunciante paga ao afiliado para que ele gere contatos com os consumidores em um site por meio de atividades promocionais. O anunciante recompensa o afiliado sempre que um consumidor visitante do site decide tomar uma ação vinculativa depois de entrar em contato com esses conteúdos promocionais.

Assim, o marketing de afiliados é uma forma relativamente recente de marketing que se baseia no desempenho do afiliado (daí seu nome) e que conecta o seguinte:

  • o anunciante, que deseja vender o produto ou serviço que criou;
  • o consumidor, que é o comprador e o utilizador final do produto ou serviço;
  • o afiliado, que se encarrega de promover o produto ou serviço e que é pago por fazê-lo;
  • redes de afiliados, que são redes especializadas para gerenciar afiliados, mas que não são elementos essenciais do processo.

Os afiliados

Os afiliados são empresas especializadas ou indivíduos criadores de conteúdo responsáveis por promover produtos ou serviços junto dos consumidores e em nome dos anunciantes. Esta promoção é feita por meio de vídeos, blogs, sites e muitos outros meios de comunicação e compartilhamento.

Os afiliados podem ainda promover o seu conteúdo para gerar contatos através de publicidade, listas de e-mail ou SEO.

Assim que um visitante de conteúdo realiza uma ação que o transforma em cliente, assinante ou cliente em potencial, os afiliados são pagos por meio de uma comissão.

Os anunciantes

Os anunciantes são os criadores ou revendedores dos produtos ou serviços relevantes. São eles que pagam os afiliados por cada ação realizada por um consumidor fazendo com que ele se torne um cliente, assinante ou cliente potencial. Os anunciantes pagam uma comissão aos afiliados assim que permitiram gerar uma transação.

Consumidores

Estes são simplesmente clientes que visitam o site em questão e empreendem uma ação que permite que os afiliados recebam uma comissão. Pode ser uma compra de produto ou serviço, um registro em um programa, uma associação ou um formulário preenchido, etc.

Redes de afiliados

As redes de afiliados atuam como intermediários entre afiliados e anunciantes. Eles não são essenciais, mas permitem ligar essas duas categorias de atores para estabelecer uma relação de confiança e uma verdadeira parceria.

Além disso, essas redes de afiliados permitem controlar e gerenciar as operações entre as duas partes, em particular para proteger os interesses de todos. Os anunciantes podem apreciar esses serviços que lhes permitem ter mais colaborações e um acompanhamento mais preciso dos retornos e ações dos consumidores.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é um dispositivo que, acima de tudo, recorre a um objetivo de desempenho. Na verdade, o afiliado só recebe uma comissão quando um visitante se torna consumidor e toma uma ação que o faz avançar no processo de consumo, ou seja, quando faz uma compra, quando envia um formulário, quando clica em um ponto específico, etc. Para entender bem como funciona, os parâmetros devem ser definidos.

Os diferentes tipos de pagamentos

Existem muitos programas de marketing de afiliados, dos quais são os mais comuns.

  • Pagamento por clique (PPC): neste contexto, o afiliado é pago por cada clique feito pelos visitantes, indirecionando ou não esses cliques gerando uma sequência, ou seja, uma venda ou um lead. Embora este modelo seja interessante para o afiliado, ele permanece muito incerto para o anunciante.
  • Pagamento por lead (PPL): neste caso, o afiliado é pago quando um visitante gera um lead, ou seja, quando se inscreve em um evento, quando se inscreve em uma assinatura ou quando envia um formulário. O risco é mais distribuído entre o afiliado e o anunciante.
  • Pagamento por venda (PPV): neste contexto, o afiliado é pago apenas quando uma venda é feita. Este tipo de programa é o mais comum, mas é o mais contra o afiliado.

Isso não é tudo, porque também podemos distinguir entre pagamento por visita, pagamento por link, pagamento por registro e muitos outros.

O funcionamento do marketing de afiliados

Um empreendedor pode se tornar um afiliado ao se inscrever em um programa de afiliados, permitindo que ele receba um link com um identificador exclusivo para colocar no conteúdo promocional que ele gera. Assim que um visitante clica no link, um cookie rastreia as ações de seu navegador e o afiliado é pago por cada ação que atende aos termos do contrato de afiliação previsto.

O afiliado pode, em alguns casos, arcar com certos custos para promover os produtos e serviços do anunciante. Na verdade, dependendo do procedimento implementado, o afiliado pode promover um produto ou serviço por meio de publicidade paga, cujos custos ele terá que arcar. 

Nesse caso, é melhor estar muito atento às condições de remuneração previstas no contrato de afiliação, a fim de optar por uma solução que seja adequadamente remunerada para o afiliado.

De qualquer forma, recomenda-se que um afiliado promova apenas produtos ou serviços que conheça e em que confia. Na verdade, o afiliado se torna uma espécie de influenciador oculto dos produtos ou serviços oferecidos pelo anunciante, ele não deve dizer aos consumidores que devem comprar este produto a todo custo, mas valorizá-lo por meio de conteúdo promocional para fazê-los querer apropriar-se dele indiretamente.

A afiliação é uma boa forma de o afiliado aumentar a sua receita, mas deve implementar uma estratégia eficaz baseada no conhecimento do produto ou serviço proposto, na clientela interessada, no nível de concorrência na área em questão e nos modos de funcionamento e remuneração dos programas de afiliação do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *