Mercado de Afiliados

4 Erros ao Publicar Suas Campanhas no Facebook Ads

Os últimos meses têm sido muito ricos em atualizações no Facebook Business Manager. A ferramenta de campanhas do Facebook continua crescendo sem perder seu lado intuitivo.

No entanto, para usá-lo com sabedoria, é altamente recomendável que você chame um especialista, pois está cheio de sutilezas. Dito isto, se você é um anunciante pronto para colocar as mãos, nada o impede de realizar campanhas de forma independente.

Para se armar bem antes de lançar sua campanha, este artigo oferece um pequeno lembrete sobre os erros que você deve evitar ao usar os anúncios do Facebook para promover seu negócio.

1. Usar um objetivo inapropriado

A primeira coisa a fazer ao criar uma campanha publicitária no Facebook é escolher o objetivo da sua campanha.

Se eles são bastante explícitos em sua nomeação, você deve saber que eles têm características em comum. Essas semelhanças podem perturbar a escolha para o resultado que você deseja obter.

Por exemplo, os anúncios do Facebook oferecem a você a escolha entre os objetivos da campanha “cobertura” e “notoriedade”.

A diferença ao escolher o objetivo de notoriedade é que o Facebook procurará alcançar as pessoas com maior probabilidade de lembrar da sua marca.

Em ambos os casos, procuramos maximizar as exibições dos seus anúncios, mas para fins diferentes. Portanto, são dois objetivos diferentes, mas com uma base de comunicação muito semelhante.

Encontramos esse tipo de sutileza entre muitos objetivos do Facebook (tráfego no site, conversão, interação, curtidas…).

2. Segmentar um público muito pequeno

A ferramenta de segmentação do Business Manager é impressionante: permite comunicar até 1 km em torno de um determinado ponto. Também oferece a capacidade de segmentar pessoas de acordo com seus interesses, idade, segmentar pessoas com comportamento semelhante aos seus clientes ou visitantes do seu site. 

Portanto, você tem um grande número de critérios que pode cruzar como quiser. No entanto, usar muitos critérios pode ser contraproducente.

A primeira razão é que as informações que os anúncios do Facebook disponibilizam para você não são necessariamente fornecidas pelos usuários do Facebook. Se estiver atingindo 18-34 anos, alguns dos seus potenciais clientes podem ter informado uma data de nascimento errada.

Este caso pode ocorrer na maioria dos dados demográficos que muitas vezes podem estar errados ou simplesmente não informados (local de residência, atividade profissional…).

Os interesses também podem ser um problema. Tomemos o exemplo de um programa imobiliário a ser promovido. Você pode ser tentado a segmentar pessoas interessadas no setor imobiliário. 

No entanto, muitas pessoas interessadas no mercado imobiliário usam o Facebook sem necessariamente estar ativas em páginas relacionadas a esse domínio.

Portanto, muitas vezes é preciso ser astuto para encontrar a segmentação certa que lhe permitirá fechar o mínimo de portas possível, mantendo-se consistente.

3. Usar uma mensagem muito longa nas suas campanhas do Facebook

Pode parecer óbvio, mas é um grande lembrete. Seu vídeo ou imagem sempre vem com um texto. Trabalhar no seu gancho é fundamental para ser o mais impactante e sucinto possível.

Primeiro, porque o tempo de atenção que você tem é muito curto (menos de 5 segundos para capturar a atenção). Na verdade, a visualização do formato desktop geralmente apresentará seu texto completo. 

Mas se você verificar as visualizações móveis (que constituem a grande maioria das exibições), você será surpreendido ao ver seu texto cortado por um excelente botão “mostrar mais”. Você deve, portanto, saber decidir e manter o essencial.

4. Não instalar o pixel das Campanhas do Facebook

Terminamos com o acompanhamento da campanha. O Business Manager do Facebook e, de forma mais geral, o digital permite hoje avaliar o retorno do investimento por meio de uma infinidade de estatísticas. 

Estes dados são extremamente valiosos para os anunciantes. Eles ajudam a levar o conhecimento do seu público, dos seus potenciais clientes cada vez mais longe. Sem o pixel do Facebook, comunicar nos anúncios do Facebook resume-se a saber quantas pessoas clicaram nos seus anúncios e quanto lhe custou a sua campanha.

Por fim, a instalação do pixel do Facebook em sua página de destino permitirá que você explore esses dados valiosos. Saber quem visita o seu site, que ações são realizadas, que publicidade no Facebook é mais eficaz, recolher dados de clientes… Tantas possibilidades que lhe permitirão fazer do Facebook um canal de alto desempenho da sua comunicação digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *