Marketing Digital

Netlinking: O Que é Essa Estratégia de Marketing?

Qualquer estratégia de SEO digital eficaz integra necessariamente uma parte do netlinking. Sua eficácia não precisa mais ser demonstrada para ganhar autoridade.

Nos principais princípios que regem o SEO no Google, há, entre outras coisas, o desenvolvimento da influência de um site. E portanto, sua visibilidade aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

No entanto, o netlinking é uma técnica de SEO fora do site que consiste em coletar o máximo de hiperlinks de um site X para um site Y.

Estes links melhoram a visibilidade e a reputação do site Y na Web e aumentam a sua popularidade.

Embora existam vários fatores para avaliar o poder de um link, desenvolver uma estratégia de netlinking não deve ser feito de ânimo leve!

O que é Netlinking?

Para ser mais preciso, o netlinking é um processo que visa aumentar a popularidade de um site. Isso por meio da criação de links de retorno de outros sites que apontam para ele.

Isto pode ser usado como uma tática autônoma de link, ou em conjunto com outros métodos, como marketing de conteúdo e mídia social.

Para que serve a construção de links?

Em 1997, o Google tomou a decisão de se concentrar em links que apontam para um site (backlinks).

O mecanismo de pesquisa, portanto, projetou um robô que seguia automaticamente os links para indexá-los rapidamente, para ser considerado o índice mais completo da Internet. Através destes links, o Google é capaz de classificar os seus resultados de pesquisa.

Em 2013, o Google forneceu classificações para páginas da web, que podiam ser acessadas por meio da barra de ferramentas do Google, agora abandonada.

Os sites com uma boa classificação determinada por esta ferramenta viram uma melhoria significativa na sua classificação no motor de busca.

Hoje, o Google eliminou o nível de notoriedade de um link ou perfil, mas outras ferramentas surgiram para preencher essa lacuna.

O impacto do netlinking em algumas estatísticas

Para se convencer de seu papel e da importância que o netlinking tem no posicionamento dos sites, nada como algumas estatísticas, coletadas por algumas das maiores empresas no assunto…

Páginas que se classificam na primeira página tendem a obter novas áreas de referência a uma taxa de 5% a 14,5% por mês. Potanto, uma página que tem mais backlinks se posiciona melhor nas SERPs e ganha mais tráfego orgânico.

Em suma, esses números e dados têm o que nos convencer de que usar links para aumentar sua autoridade nos mecanismos de pesquisa é de grande importância.

O que é Linkbuilding?

Vimos que é comum aumentar a visibilidade e a autoridade do seu site, tecendo uma teia de links artificiais e a construção de links significa que você mesmo cria seus próprios links de retorno. Você está trabalhando para construí-los.

Os métodos de Linkbuilding:

PBNs: um PBN é um conjunto de nomes de domínio de propriedade de uma única pessoa, que ajuda a construir uma constelação de links de site para site.

NDDs (nomes de domínio expirados): a compra de nomes de domínio expirados em plataformas dedicadas diz respeito à compra de domínios abandonados por seu proprietário original e acessíveis para compra. 

O interesse? Ao adquirir um desses domínios, você também obtém sua notoriedade. Duas coisas a considerar: verificar se este NDD corresponde bem ao seu tema e verificar o seu histórico numa ferramenta de SEO como Semrush.

Ter links que apontam para o seu site é um dos muitos fatores de posicionamento levados em consideração pelo Google. Em seguida, os mecanismos de pesquisa são particularmente atraídos pelas páginas de um site que recebem muitos links. Eles os vêem como «votos de confiança», com mais ou menos peso.

A partir daí, o netlinking complementa e seu objetivo é construir sua reputação. Para fazer isso, procuramos criar uma rede de links estratégicos que conectem outros sites às suas páginas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *