Marketing Digital

Marketing de Conteúdo no LinkedIn: Como Fazer?

O número um das redes sociais profissionais, o Linkedin não é usado apenas para compartilhar anúncios de emprego.

É também uma plataforma amplamente utilizada para destacar conteúdo: 130 0000 novos artigos todos os meses visíveis para uma audiência de 610 milhões de membros em todo o mundo. Então, como você pode aproveitar ao máximo essa vitrine formidável?

O Linkedin é uma ferramenta excepcional para dar visibilidade à sua empresa, especialmente no B2B. Esta rede é a vitrine perfeita para implantar sua estratégia de marketing de conteúdo para destacar suas habilidades, conhecimentos e, assim, convencer seu público de que você é o parceiro perfeito para atender às suas necessidades.

Por outro lado, o LinkedIn não é uma extensão do seu site e-commerce! Bombardear a sua página com posts sobre os seus produtos/ofertas irá provavelmente assustar o seu público. Para encontrar o equilíbrio certo, recomendamos que você publique conteúdo promocional com moderação e dê prioridade ao conteúdo de qualidade.

Quais são nossas melhores dicas para uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo no LinkedIn? 

Tenha em mente seus objetivos de marketing no LinkedIn

Qualquer estratégia de marketing atende a uma série de objetivos a serem alcançados. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual é o objetivo do seu marketing de conteúdos?

Por exemplo: aumentar a visibilidade do seu negócio, gerar mais leads, promover os seus produtos ou serviços, federar uma comunidade em torno da sua marca, etc…

Adapte o conteúdo aos seus alvos e aos diferentes canais

Em primeiro lugar, você deve saber que o Linkedin oferece várias possibilidades de publicação de conteúdo. Na verdade, você pode postar a partir da página da sua empresa, da sua página pessoal, mas também em grupos que você segue ou escrevendo comentários sobre o conteúdo publicado por outras pessoas. 

Finalmente, você também pode compartilhar informações por e-mail ou por meio de mensagens diretas. Você tem à sua disposição todo um arsenal de tipologia de conteúdo (artigos, textos curtos, imagens, vídeos, links). 

Cabe a você determinar quais são os mais adequados e em que canal. Por exemplo: publique seus artigos em sua página pessoal, textos curtos em sua página de negócios, etc …

Crie conteúdo diretamente no LinkedIn (quando possível)

Incorretamente, tendemos a usar o LinkedIn como uma plataforma para compartilhar conteúdo de outros sites: artigos de imprensa, artigos do seu blog, etc. No entanto, o LinkedIn prefere o conteúdo criado diretamente em sua plataforma ao conteúdo compartilhado de outros meios. 

Isso faz sentido: se o conteúdo for nativo, o usuário permanecerá na página do LinkedIn em vez de sair dessa rede para ir para outro site.

Você pode criar diferentes tipos de conteúdo diretamente no Linkedin:

  • Artigos: o LinkedIn exige que você os escreva a partir do seu perfil pessoal (não é possível criá-los a partir da sua página da empresa). Se você quiser aproveitar um post do seu blog, crie uma versão mais curta e condensada especialmente projetada para o seu público do LinkedIn.
  • Vídeos: o ideal é fornecer legendas para que o usuário possa assisti-los sem som. Lembre-se de incluir um pequeno texto, uma espécie de legenda do vídeo na descrição de sua postagem.
  • Links para o seu conteúdo externo: coloque-os como um comentário em vez de diretamente no texto.

Organize e varie suas publicações no LinkedIn

Para ser de qualidade, seu conteúdo no LinkedIn deve ser: relevante, adaptado e mostrar seu lado especialista. O objetivo é aumentar o engajamento para gerar conversões. Para evitar incomodar seu público, você deve variar seus temas e tópicos de publicação.

Para isso, planeje um calendário editorial de suas publicações: você pode começar fazendo um brainstorming com ideias para tópicos que afetam seu setor de atividade. Assim que tiver todos os tópicos, preencha um calendário tentando variar os temas. Aqui estão algumas ideias de assunto:

  • Artigos sobre as suas competências e perícias: como estas podem satisfazer as necessidades do seu público?
  • Tutoriais: ajude seu público a realizar um projeto;
  • As novidades do seu setor (por exemplo, atualizações de software, novos regulamentos e seu impacto na atividade do seu setor, etc …);
  • Destaque suas notícias e eventos;
  • Destaque as histórias de sucesso de seus clientes;

Lembre-se de usar hashtags, fazer perguntas ao seu público e pedir à sua comunidade para compartilhar seu conteúdo: isso ajudará você a maximizar o engajamento.

Por fim, obviamente, pense em cuidar do seu perfil e manter sua rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *