O Que é Marketing de Entrada e Como Funciona?
Não é segredo que os compradores têm mais opções e controle sobre o processo de compra do que nunca. A luta por seu tempo e atenção só se intensifica à medida que a tecnologia continua a evoluir e os clientes se tornam mais autônomos. Hoje em dia, o marketing de entrada é a maneira padrão de alcançar os compradores.
Para acompanhar seus concorrentes e alcançar seus leads, o inbound marketing, ou marketing de entrada é uma metodologia que você deve adotar para construir sua marca e evangelizar seus clientes.

Como funciona o marketing de entrada?
Não é segredo que os compradores têm mais opções e controle sobre o processo de compra do que nunca. A luta por seu tempo e atenção só se intensifica à medida que a tecnologia continua a evoluir e os clientes se tornam mais autônomos. Hoje em dia, o marketing de entrada é a maneira padrão de alcançar os compradores.
Para acompanhar seus concorrentes e alcançar seus leads, o inbound marketing, ou marketing de entrada é uma metodologia que você deve adotar para construir sua marca e evangelizar seus clientes.
O que é marketing de entrada?
O marketing de entrada é uma abordagem centrada no cliente que visa atrair clientes de qualidade em vez de transmitir sua mensagem a todos.
Usando táticas como blogs, mídias sociais e SEO, o marketing de entrada atrai clientes para o seu negócio usando conteúdo útil e relevante. As táticas de entrada continuarão a ajudar seu negócio a crescer assim que você terminar de investir (ao contrário de táticas de saída, como anúncios pagos ou listas de chamadas), o que permitirá que você obtenha um retorno do investimento a longo prazo.
O marketing de entrada eficaz é hiper-personalizado, contextualmente relevante e encontra o potencial cliente onde quer que esteja.
Atrair, engajar e encantar
Originalmente, o marketing de entrada era representado por um funil, onde os clientes entravam de cima, passavam do marketing para as vendas e depois saíam do funil como clientes. No entanto, o modelo mudou para algo mais centrado no cliente, que coloca o cliente no centro de suas táticas de marketing.
O primeiro passo no marketing de entrada é atrair os visitantes certos para o seu site. Usando ferramentas como mídia social, estratégia de conteúdo, vídeos, blogs e anúncios, você atrai leads que podem se beneficiar de sua solução, fornecendo informações valiosas quando, onde e como eles querem.
Etapa de compromisso no marketing de entrada
O segundo passo no marketing de entrada é construir confiança e relações com os seus potenciais clientes.
Depois que um visitante do site se converter em um cliente em potencial, continue a forjar um relacionamento por meio de conversas relevantes e oportunas sobre seus objetivos e desafios.
As táticas da fase de engajamento incluem formulários pop-up, e-mail marketing, bate-papo e automação de marketing.
A fase de encantamento
O último passo é encantar os seus potenciais clientes e clientes com conteúdo inteligente, e-mail marketing e marketing conversacional.
Incentive a fidelidade duradoura à marca com conteúdo personalizado e relevante e, em seguida, encaminhe seus clientes para a fase de atração, onde você os fideliza e oferece incentivos para vendas.
Objetivos SMART
O marketing de entrada bem sucedido, orientado para os dados, é guiado por objetivos concretos. Os objetivos SMART são específicos, mensuráveis, realizáveis, relevantes e oportunos. Além de SMART, seus objetivos também devem estar alinhados com as necessidades de seus compradores.
Personas do comprador e jornada do comprador
Para criar eficazmente uma estratégia de marketing tendo em conta as necessidades dos seus compradores, precisa de saber quem são os seus compradores. É aqui que as personalidades dos compradores intervêm.
As personas são representações semi-ficcionais das pessoas a quem irá vender a sua solução. Consulte a sua equipe de vendas, marketing e serviços para entender quem são os seus clientes ideais e quem serão as pessoas específicas envolvidas no processo de tomada de decisão.
Por exemplo, sua persona principal pode ser um chefe de departamento que será o comprador de sua solução.
Usando o conhecimento coletado em sua empresa e por meio de pesquisas externas, defina três ou quatro principais compradores para sua empresa, identifique suas características demográficas e psicográficas, bem como seus hábitos de trabalho diários, seus pontos fracos e como sua solução pode responder a esses desafios.
Depois que seus perfis de compradores forem definidos, desenvolva uma estratégia de marketing para as diferentes etapas da jornada do comprador.
Por fim, pense no conteúdo que seria mais útil para o comprador em cada etapa de sua jornada e como entregá-lo onde ele estiver.