Mitos e Verdades

Design Responsivo: Entenda Este Conceito

O design responsivo gira em torno de alterar a aparência do site para se adequar ao dispositivo a partir do qual a página é visitada.

Desta forma, a experiência do utilizador melhora consideravelmente e é um dos recursos de optimização de SEO que o Google está destacando fortemente.

Tendo em conta que desde 2015, mudou o seu algoritmo para recompensar os websites que adotaram o design responsivo.

Mas o design responsivo é mais do que apenas uma exibição diferente para cada dispositivo. Oferece-nos a capacidade de alterar o design e adaptá-lo verdadeiramente a cada dispositivo. Ele ajuda a melhorar o nosso SEO, e faz com que os visitantes integram.

O que é um design responsivo?

É uma técnica que permite adaptar o layout de um site a qualquer terminal. Isso facilita a leitura do site, independentemente da tela usada, ao redimensionar o conteúdo. Ou seja, as quantidades de dados processados são adaptadas ao conteúdo.

É essencialmente a adaptação de um website a cada tipo de dispositivo a partir do qual se destina. No passado, a Internet só era acessível a partir de um computador de mesa ou laptop. Atualmente, pode ser acessada a partir de telemóveis (o que é mais comum), tablets, etc. 

O primeiro efeito que é notado se você não tem um design responsivo são falhas básicas do tipo, estrutura ruim, ou o dispositivo não suporta certas visualizações. Isso se deve às telas, processadores que eles carregam, sistemas operacionais, resolução ou memória diferente em cada dispositivo.

Com este tipo de design, a partir de um único HTML e CSS, é possível resolver e resolver todos os problemas anteriores, que são, por exemplo, muito populares entre os designs de largura fixa.

Como transformar um site em um design responsivo

Você tem maneiras diferentes de fazer isso. Obviamente, o modo ideal é se você começar partir do 0, mas vamos listar formas de tornar um site existente responsivo.

Crie  uma versão móvel: É a forma mais prática de tornar seu site responsivo, mas você terá os mesmos benefícios (com um pouco mais de trabalho). Com um peso mais baixo e a capacidade de obter melhores imagens, você pode melhorar a velocidade do seu site.

Use um modelo pré-definido responsivo: Existem ferramentas para ajudar na criação de sites online, chamados de construtores de sites. Esta é uma plataforma online que integra web responsive design em seus serviços.

Por fim, você também tem a opção de usar ferramentas de sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, que está entre as ferramentas mais usadas para criar sites.

No caso do WordPress e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o Joomla, eles geralmente têm quase todos os seus modelos com um design responsivo hoje em dia.

Por que o Google prefere o design responsivo?

O Google é hoje um equilíbrio perfeito entre eficiência e qualidade, o que se traduz em eficiência. Ter um site responsivo permite ao Google 2 coisas. Por um lado, oferecer em seus mecanismos de busca locais preocupados em fornecer o máximo conforto aos seus usuários e, por outro lado, ter que indexar apenas um local.

A importância do conceito

Muitos utilizadores podem acessar ao seu website e sair quase instantaneamente. Portanto, ter um site mal estruturado não é confortável, e se você não tiver um design responsivo, isso pode gerar esses problemas. Por exemplo, a partir da visualização de um dispositivo móvel, que é usado com mais frequência todos os dias.

A única coisa que se obtém é obter uma alta taxa de rejeição. E não porque o seu conteúdo não seja bom, mas porque existem problemas estruturais no seu website, etc., os motores de busca podem interpretar isto como um mau sinal. Principalmente porque, no final, as pessoas passam pouco tempo no seu site. 

Na verdade, mais da metade das conexões com a Internet são feitas por meio de um smartphone. Além disso, deve-se notar que, graças ao redimensionamento do conteúdo, isso permite uma economia de dados em smartphones e tablets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *